quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estratégias

            Os dois trabalhos  destacados aqui foram aplicado ao 4º Ano (ensino de 9 anos, antiga 3ª série).
            Incicialmente houve uma breve reflexão, interação entre professor e alunos, acerca do tema solidariedade. Em seguida foi proposto que acessassem a internet para pesquisar, conceitos, opiniões,  citações etc... . 
            Após a criação de uma pasta específica para isso, os alunos começaram a selecionar o que acho mais interessante para salvar na pasta. Na próxima aula foi a vez das imagens.
            Para cada aluno ou dupla de alunos, de cada computador, foi sugerido uma ou mais palavras diferentes para a  busca de imagens, no google, que remetessem ao assunto. Por exemplo: lealdade, amor ao próximo, respeito... etc...  A palavras foram diferentes para  evitar que a oferta de imagens não fossem repetitivas, já que o objetivo seria  de que posteriormente deveriam criar mensagens originais, de acordo com a própria escolha e criatividade.
         Esse processo, com exceção da criação da pasta, foi realizado com as duas turmas do 4º ano, divididas ao meio, resultando em quatro novas turmas.
         Após a coleta de imagens, frases etc... começou a criação da mensagem especificamente, por meio de slides no Br office 3.3 (power point). No primeiro slide inseriram  um título e um conceito, ou um pequeno comentário sobre o que pensavam sobre o assunto... A partir de então prosseguiram com a inserção de novas imagens, selecionadas criteriosamente por eles,  extraídas  do banco de imagens, (pasta), que os outros alunos das outras turmas ( 4º ano) também haviam deixados em cada computador utilizados. Isso foi importante para que o aluno tivesse variedade de opções na escolha da imagem, não somente aquelas que ele próprio havia salvado anteriormente.
        Em cada nova imagem inserida o aluno deveria escrever uma frase ou  comentário de sua própria autoria ou ainda citar frases ou textos de outros autores (demarcando a autoria) de acordo com sua própria decisão.
        Após os retoques finais para exibição, os trabalhos farão  parte da exposição programada pela escola. Através do data show os alunos estarão expondo e explicano aos pais, professores, alunos e comunidade.
   
    

Um comentário: