Jornal na escola


Projeto: jornal na escola


  Tema: FOLCLORE




























Atividades de alunos :

Provérbios, ditos populares...
1)-



2)-



3)-


4)-



5)-



Brincadeiras...

a)-














 c)-


Sugestão de pesquisa:

http://sgc.bernoulli.com.br/projetodeensino/2013-2-a-2/projeto-de-ensino/problematizacao/


Exemplo de tirinhas (quadrinhos)

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/tiras1.html



SUGESTÃO DE JOGOS RELACIONADOS AO FOLCLORE


Turma da Mônica: Jogos brincando de folclore:

Monte seu cenário:

Forca


Jogo da memória:


Folclore quiz


Esconde-esconde





Escola  Nadyr Alegretti:

















- Por meio de um concurso interno da escola envolvendo todos os alunos do
1° ao 5º para a escolha do nome do Jornal da escola.


Produzir uma notícia sobre o histórico da escola:

- Organizaremos o trabalho entre o
4º e 5º anos da seguinte maneira:



Notícia sobre o histórico da escola: 


A parte que ficará para os 4º anos são:


• Nome da escola;
• Quando foi fundada;
• Porque recebeu este nome;
• Objetivo – Qual foi o motivo da
fundação;
• Localização;
• Fotos antigas e atuais;

• Informações gerais como; (número de salas, número de turmas, número de
alunos, quais disciplinas e outros).

Obs. Os alunos do 4º ano ficarão responsáveis pelas transcrições
dos materiais selecionados dos 1º, 2º anos e Arte;



Os 5º anos serão responsáveis:



• Quais os atendimentos que a escola oferecem aos alunos
(AEE, AEI, Apoio em sala, acompanhamento pedagógico e
outros);

• Curiosidades;

• Quadro de todos os funcionários da escola.
(Diversos segmentos - Cargo e as atribuições dos
profissionais);

• Divulgar o cardápio da
merenda;

• Quais as oficinas que a escola oferece para a comunidade
escolar na Educação Integral;

• Projetos que a escola executa.

• Entrevista com o pioneiro do bairro – Convidar uma pessoa
pioneiro(a) de Maringá que mora no bairro para dar uma
entrevista na escola, na sala de informática. O professor
juntamente com os alunos deverá preparar um roteiro para
essa entrevista digitando nos aplicativos dos programas
writer/ word.

Sugestão: Sendo autorizado pelo pioneiro essa entrevista poderá ser
gravada ou filmada e posteriormente editá-la para publicação.

- Sessão Classificados: os alunos dos 5º anos ficarão responsáveis em
realizar uma pesquisa na escola sobre possíveis anúncios para publicação
(Troca, vendas, doações e outros) e transcrições dos materiais
selecionados dos 3º anos, Inglês e Ed. Física;




A PRIMEIRA PÁGINA DE UM JORNAL DEVE TER:


 
  • O nome do jornal e a data de publicação.
  • A notícia principal, em letras maiores e ilustrada (Manchete).
  • A indicação das páginas em que as notícias se encontram.



Quadro de sugestões:




Anos
Bimestre
ano
1.Texto Informativo;
2.Quadrinhas.
ano
Poemas

ano
Tirinhas

ano
1.Poemas;
2.Contos;
3.Texto informativo (Histórico da escola)

ano
1.Texto informativo (Histórico da escola);
2. Classificados;
3. Diário;
4. Resenhas;




Sugestões de matérias
1. Recados
2. Curiosidades
3. O que aconteceu na escola (Reuniões com pais, apresentações e outros)
4. (Carnaval/ Páscoa/ dia da mulher/ Tiradentes)
5. Fotos
6. Humor








 Outros modos de publicação;


  Jornais on line:





http://oglobo.globo.com/



http://www.jb.com.br/



http://maringa.odiario.com/


http://www.terra.com.br/portal/




Capa do jornal:


http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/04/23/uma-viagem-pela-capa-do-jornal/




Partes do jornal:
 
Uma reportagem contém normalmente quatro partes:

Parte 01 – Manchete ou título
Parte 02 – olho  
Parte 03 – Lead (lide)
Parte 04 – Corpo (desenvolvimento)

Manchete é o título da reportagem. Tem o objetivo de resumir a reportagem e ao mesmo tempo, atrair a atenção do leitor para o texto. Como título precisa ser verdadeiro, sintético e, às vezes provocativo. As manchetes devem ser atrativas, para despertar no possível leitor a vontade de ler a reportagem toda.
Olho é constituído de um texto mais explicativo que o título principal e garante a leitura da reportagem, pois seu texto é sempre interessante e chamativo. Para parecer que o jornal ou a revista é sempre atual, o olho costuma apresentar os verbos no presente do indicativo.
Lead é um resumo, que aparece geralmente no início da reportagem (normalmente no primeiro parágrafo. Nem sempre todos os elementos são citados no lide, mas o fato, as pessoas envolvidas, o local e a data precisam aparecer. 
Corpo é a parte da reportagem que desenvolve o assunto apresentando detalhes do fato principal. É o corpo da reportagem que acrescenta informações, trazendo desdobramentos da história.
            Esses elementos são tipicamente narrativos. Como a reportagem é baseada em acontecimentos do dia a dia, as sequências narrativas e explicativas predominam no texto


http://gentequeaprende.blogspot.com.br/2012/03/reportagem-e-noticia.html


Importância do Lead:



O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente".

Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria;
São elas: "O quê" e/ou "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre.


Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.

O lead deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático. O leitor ganha interesse pela notícia quando o lead é bem elaborado e coerente.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Lead





Sugestões para confecção de um jornal:



O jornal tem uma linguagem e uma formatação que são próprios do seu universo e decorrentes do seu objetivo de comunicação.Algumas idéias básicas para a sua elaboração:

1 - NOME DO JORNAL

2 - EDITOR (no caso, usar nome do grupo de alunos que fez o jornal ou da escola), data, slogan. Editor é a pessoa responsável pela coordenação e qualidade do conteúdo de uma publicação.

3 - MANCHETE É o título principal publicado com grande destaque, indicando o fato jornalístico de maior importância.

4 - LEAD OU LIDE
É a abertura da notícia ou reportagem.Apresenta o assunto resumidamente,
respondendo às questões: quem? o quê? quando? por quê? como? onde?

A primeira página apresenta, resumidamente, variados assuntos que serão explorados com mais detalhes nas páginas seguintes, além do índice e da previsão do tempo.

Agora é importante que você saiba alguns termos técnicos e como funcionam para poder organizar seu jornal:

•    Texto: o texto jornalístico deve ser claro, objetivo e direto. Para o jornal online, os textos devem ter no máximo três ou quatro parágrafos não muito longos para no cansar o leitor. O autor pode interferir interpretando os fatos, mas nunca dando sua opinio pessoal.

•    Edição:  reunião do material jornalstico distribuído nas páginas web. Podemos numerar as edições na primeira página do jornal web.

•    Títulos e legendas: devem ser curtos, claros e específicos.

•    Artigo:  um gênero de texto jornalístico que o autor pode opinar sobre o assunto.

•    Chamada: texto curto para chamar a ateno para uma determinada notícia. Pode ser usado tanto na primeira página quanto em outras páginas. A chamada deve resumir as informações mais significativas e depois remeter o leitor para a página na qual está todo o texto na íntegra.

•    Coluna:  uma parte do jornal que algum escreve regularmente, podendo dar sua opinião sobre quaisquer assuntos.

•    Expediente:  uma parte do jornal em que são publicadas informações sobre o próprio jornal, como os nomes dos participantes e quais as suas participações na criação de cada edição.

•    Fotografia: Uma foto pode ser mais expressiva do que uma excelente reportagem. No jornalismo o valor informativo  mais importante do que a qualidade técnica de uma foto.

•    Entrevista: Texto realizado a partir de perguntas dirigidas a outras pessoas pelo autor. Pode ser escrita em forma de perguntas e respostas ou em texto formal.



SUGESTÕES DE SITES PARA CONFECÇÃO DO JORNAL ON LINE:

BLOGS

Blogger.com
http://www.blogger.com/

Blog  Uol
http://blog.uol.com.br
Gratuito,  necessário apenas se cadastrar como visitante (assinantes Uol tem maior espao de armazenamento e outras vantagens) e aguardar a chave de ativao por e-mail (cuidado com o registro do e-mail, ele precisa ser vlido). Possui ferramentas para edio de links, humor do dia, comentrios (que podem ser moderados ou no), indicao para amigos, realizao de enquetes, criao de blog comunitrio, construo do perfil (com direito a avatar personalizado), contador de visitas, importao de posts de outros blogs, rss e edio de post atravs de mensagens do celular. O blog pode ser protegido com senha e liberado para visitao somente para quem a possuir.  possvel utilizar os templates disponveis ou utilizar templates de outros sites.  o site mais simples de ser utilizado para usurios que no conhecem HTML.

PÁGINAS WIKI

http://www.wikispaces.com/
http://br.geocities.com/info_caxias/oficina_wikispaces.htm

http://pbwiki.com/
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWiki/

Orientações para confecção de um Jornal
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~acarli/oficinaaprendizagem/jornalflash.htm

Informações para confecção de um Jornal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama%C3%A7%C3%A3o

Confecção de Slides on line
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/search/label/Tutoriais

O Pasquim - a subversão do humor - Documentário produzido pela TV Câmara.
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=MAT&Materia=17536

Jornal Lá fora Programa da série Aulas Lá Fora da TV Escola
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22272



https://sites.google.com/site/eduardadc/tecnologias-na-escola/editores-de-texto/algumas-propostas-de-atividades-com-editores-de-texto/jornal-on-line-escolar


Seções:


Os jornais diários, além da divisão em editorias e cadernos temáticos mencionada acima, apresentam ainda outras seções de conteúdo jornalístico no âmbito da opinião, das informações institucionais e da utilidade pública. Elas costumam estar distribuídas pelos cadernos ou páginas especiais.
  • Editorial - artigos que expressam a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal.
  •  
  • Expediente - listagem da equipe da redação (pelo menos a direção, as chefias e as editorias), dados de tiragem e circulação, mais endereços e telefones para contato, assinaturas, números atrasados etc.
  •  
  • Cartas dos leitores - cartas selecionadas pela redação (ou pelo Ombudsman), comentando temas abordados ou sugerindo pautas para novas matérias.
  •  
  • Obituário - falecimentos, geralmente agrupados junto aos anúncios fúnebres.
  •  
  • Coluna Social - notas e fotos de personalidades em festas e eventos sociais.
  •  
  • Tempo e Clima - previsões meteorológicas
  •  
  • Horóscopo - previsões astrológicas
  •  
  • Efemérides e curiosidades - fatos históricos na data corrente e informações de almanaque e cultura geral.
  •  
  • Charge ou Cartoon.
  •  
  • Quadrinhos ou Banda desenhada - geralmente publicados em tiras 
  • de três ou quatro quadros ou em páginas inteiras aos domingos.
  •  
  • Palavras-cruzadas, Caça-palavras e atualmente Sudoku.
  •  
  • Classificados, Imóveis e Empregos - anúncios pequenos, geralmente pagos por indivíduos.
  •  
  • Desporto
  •  
  • Economia
  •  
  • Politica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal








 ATIVIDADES:

  
http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/813591/homem-morre-atropelado-no-contorno-norte/



1) - Leia a reportagem acima e identifique os elementos do discurso jornalístico:

  • O quê?
  • Quem?
  • Como?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Quando?




(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).





Teste seus conhecimentos:


http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/evolucao-do-jornal-quiz.html






ANÁLISE DE CHARGES, CARTOONS E TIRINHAS:


Observe a desenho, analise todos os detalhes e identifique o tema, o humor, a crítica e a mensagem transmitida pelos quadrinhos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário