5º Ano


Sistema solar:




http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/faca-uma-viagem-virtual-pelo-sistema-solar-e-conheca-os-planetas-e-o-sol








################################################







O sistema digestório








Aluno(a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__


1. Escreva o nome de cada órgão do sistema digestório, de acordo com os números indicados:




1.
4.
2.
5.
3.
6.
  
 

2. Agora numere as informações de acordo com os números dos órgãos identificados acima:

(     ) Nela ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos.
(     ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(     ) Impele o bolo alimentar para o esôfago.
(     ) Mistura os alimentos com o suco gástrico. Transforma o bolo alimentar em uma pasta semiliquida.
(     ) Armazena os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(     ) Termina a digestão e absorve as substâncias nutritivas e a água dos alimentos.





_______________________________


AS RESPOSTAS:
Atividade 1
1. boca - 2. faringe - 3. esôfago - 4. estômago - 5. intestino delgado - 6. intestino grosso.  
Atividade 2
 1 - 3 - 2 - 4 - 6 - 5




Atividades on- line:



http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Fun%C3%A7%C3%A3oDigestiva.htm


http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm




http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2067


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2830






O sistema respiratório:












Atividades:



http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv2.htm


http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=125







O sistema circulatório:






Atividades:


http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=124



http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/





################################################







Língua portuguesa:



(Sinônimos )
http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/jogo-dos-sinonimos/


( Antônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/antoni-1.htm



(Sinônimos e antônimos )
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-296-2,00.html


( Parônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/homofo-2.htm






( pontuação; frase )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm


( pontuação; texto )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm




( Acentuação )
http://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/





( ah, à, a  ou há )
http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-3.htm



( jogo dos porquês )
http://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/


http://navegandonoportugues.xp3.biz/?p=146




( separação silábica)
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4

( separação silábica c/ espaços)
http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas1.html




( jogos dos substantivos )
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=2




( interpretação de texto; substantivo próprio )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/interpretacao-texto-substantivo-proprio.php



( jogos; substantivos próprios )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/





 (Interpretação de textos: adjetivos )
 http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php

( jogos dos adjetivos )
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/



(  x ou ch no texto )
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/ana/exercicioxech/X%20E%20CH%20lacunas.htm




( cruzadas com s, sc, ss, ç )
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_de_encaixe_1.html




( S, X ou Z   -  G ou J   -   X ou CH   -   Ç, S, SS ou X )
http://licaonaweb.50webs.com/atividades/portugues.html





 ********************************************************





Continuação de atividades; as  5 regiões do Brasil:



http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/geografia_atividade_regioes_do_brasil.html





 ********************************************************


ARTE



Tribos indígenas:



  • Kaingang ou Caingangue

  • Yanomami ou Ianomami




  • Xavante




  • Pataxó





  • Ticuna ou Tikuna







PESQUISAR:




  • Onde esses índios vivem?




  • Como são suas moradias (casas ou ocas)?



  • Como se alimentam?




  • Quais são seus costumes?





  • Curiosidades.








 ********************************************************







Dengue:



Fazer uma pesquisa  e montar uma tabela com os últimos dados estatísticos da doença, por região, no Brasil.


 


 ********************************************************





Literatura;


Texto narrativo;   
Bancos e cadeiras

Leitura, compreensão e atividades gramaticais  -  emprego adequado dos tempos verbais





********************************************************





Geografia

O sistema solar :







Leitura e compreensão textual:









Atividades:


Assistir o vídeo "convivência" e escrever um texto no processador de texto Writer, interpretando a animação.

Editar o texto:

Margens
Parágrafos
Alinhamento
Letras; tamanho, fonte, negrito, itálico etc...



Salvar no local destinado





################################################





Tema: Trânsito



Aluno(a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__


 







*************************************************




Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__







1)- Movimento de pessoas e veículos nas ruas:

_____________________________________

2)- Lugar seguro para atravessar a rua:

_____________________________________

3)- Lugar onde os veículos trafegam:

______________________________________

4)- Pessoa que dirige um veículo:

______________________________________

5)- Pessoa que cuida do trânsito:

______________________________________






************************************************



Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__




__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________


Resposta:

Estacione, policial, atenção, pedestre, siga, sinal, rua, contramão, pare e carros




************************************************


Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__


Encontre palavras relacionadas ao trânsito ou acessórios de automóveis e reescreva o que encontrou:









R__________________________________
S__________________________________
P__________________________________
R__________________________________
F__________________________________
B__________________________________
E__________________________________
E__________________________________
L__________________________________
P__________________________________

Resposta:
RUA - PNEU - RODA- SETA - PORTA - FAROL - BUZINA - ESPELHO - ESTEPE - LIMPADOR



************************************************


Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__






************************************************




Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__






Decifre a  carta enigmática e escreva a mensagem que ela transmite:



_____________________________________












***********************************************


Aluno (a):­­­­­­­­­­­____________Série_4ª__