4º Ano



Sistema solar:



http://www.marciofelix2011.xpg.com.br/ciencias/atividades.html



http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-sistema-solar.html



http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/geografia/391-jogo-do-sistema-solar


http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/geografia/399-jogo-do-sistema-solar-ii





 ********************************************************



 Características e classificação dos animais:













Atividades:

1-

2-


3-







 Atividade on- line:


http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/animais2%C2%BA.htm






 ********************************************************






Língua portuguesa:



( Sinônimos )
http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/jogo-dos-sinonimos/
 



( Antônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/antoni-1.htm




(Sinônimos e antônimos )
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-296-2,00.html




( Parônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/homofo-2.htm




( pontuação; frase )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm


( pontuação; texto )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm




( Acentuação )
http://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/




( ah, à, a  ou há )


Leia o texto:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/ha-a-a-e-ah-entenda-as-diferencas-de-uso.htm 


Atividades
http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-3.htm




( jogo dos porquês )
http://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/


http://navegandonoportugues.xp3.biz/?p=146




( separação silábica)
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4

( separação silábica c/ espaços)
http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas1.html



( interpretação de texto; substantivo próprio )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/interpretacao-texto-substantivo-proprio.php


( jogos; substantivos próprios )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/



( interpretação de texto; substantivo comum )



http://www.sol.eti.br/b/substantivo-comum/interpretacao-texto-substantivo-comum.php


( jogos; substantivos comuns )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-comum/



 (Interpretação de textos: adjetivos )
 http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php

( jogos dos adjetivos )
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/


(  x ou ch no texto )
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/ana/exercicioxech/X%20E%20CH%20lacunas.htm




( cruzadas com s, sc, ss, ç )
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_de_encaixe_1.html





 ********************************************************










 ARTE:



  Arte indígena,   pesquisar:




  • Pintura corporal indígena




  • Cerâmica Indígena



  • Arte plumária indígena





  • Dança indígena


 
Sites sugeridos :




1-
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indios-brasileiros/arte-indigena-2.php




2-
http://www.historiadaarte.com.br/linha/indigenabr.html



3-
http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=341&subcategoria=0&id=3759




4-
http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm








 ********************************************************







Calendário:



Utilizando os recursos do BrWriter ou Calc.    



FEVEREIRO /2013




SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
DOM
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
23
24
25
26
27
28






################################################






 O espaço rural:


Na roça é diferente:








Atividade:







################################################




Literatura :


Texto narrativo e atividades



http://www.anossaescola.com/cr/testes/hbfontenele/portuguesfinal.htm



################################################




Ciências;



 Cruzadinha:


http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/cruz_001.htm




 Consciência ecológica - jogos:




http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/






Para saber mais:

http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf








Leitura  e compreensão textual:




http://www.sol.eti.br/a/portugues/interpretacao_texto_borboleta.php




Atividades:



Assistir o vídeo "convivência" e escrever um texto no processador de texto Writer, interpretando a animação.

Editar o texto:

Margens
Parágrafos
Alinhamento
Letras; tamanho, fonte, negrito, itálico etc...



Salvar no local destinado




################################################





Tema: vegetais, animais e ecossistema











***********************************************





 Aluno: ____________________________________________Série______



Atividades:


















Atividades on-line:



http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/brcult_conhecendo_cadeiaalimentar.swf



http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/SeresVivos.htm


Fotossíntese:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/fotossintese-quiz.swf



************************************************